Nome DA ATIVIDADE

Parque Nacional do Itatiaia (2D/1N) – Pico das Agulhas Negras e Maciço das Prateleiras 

Local

Parque Nacional do Itatiaia (SP/RJ)

Dificuldade Física

Moderada

Dificuldade Técnica

Moderada

Dia a Dia

Dia 1: Check in Pousada em Cruzeiro Dia 2: Pico das Agulhas Negras Dia 3: Maciço das Prateleiras 

Experiências

Visita ao Parque Nacional do Itatiaia, Trilha/Caminhada por montanha rochosa acima dos 2500mts, contemplação, conquista de cume, estar na Serra da Mantiqueira e interação com cultura de montanha e local.

Para quem?

Famílias, amigos e casais que curtam caminhar,  fazer trilhas, se desafiar e se conectar com a natureza 

Valor


Passaremos um final de semana na região da Serra da Mantiqueira, local considerado como a meca do montanhismo brasileiro, explorando duas montanhas clássicas da região: a Agulhas Negras e Prateleiras. Ambas ficam no icônico Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro parque nacional do Brasil.
A primeira noite ficaremos hospedados em Cruzeiro, uma charmosa cidadezinha da região. No outro dia pela manhã partiremos para o Parque Nacional do Itatiaia para conquistarmos o cume do Pico das Agulhas Negras (2.790m). Neste dia dormiremos em um refúgio de montanha local e no segundo dia faremos o maciço das Prateleiras (2.536m)

 

Serra da Mantiqueira;
Parque Nacional do Itatiaia; 
Pico das Agulhas Negras; 
Maciço das Prateleiras; 
Cultura de montanha; 
Cume; 
Montanhas acima de 2500mts; 
Interação com cultura local.

Cronograma 

Dia 1

Chegada em Cruzeiro, SP (ponto de encontro do Grupo)

Check in

Jantar


Dia 2: Parque Nacional do Itatiaia (PNI) – Pico das Agulhas Negras (2.790m)

Café da manhã

Saida PNI

Por do sol

Check in – Refúgio de Montanha

Jantar


Dia 3: Parque Nacional do Itatiaia (PNI) – Maciço das Pratileiras (2.536m)

Café da manhã

Saida PNI

Por do sol

Retorno


Quem desejar fica 1 dia a mais par air no outro dia

 

Descrição da Trilha das Agulhas Negras: 
Começaremos a caminhada por volta das 8hrs da manhã.
Os primeiros dois km serão de trilha plana e depois começaremos o trecho por entre as pedras com um pouco de “escalaminhada”.  
Teremos dois trechos de utilização de corda somente para segurança e apoio extra.
A primeira parte da utilização de cordas é uma rampa com 45 graus de inclinação onde nossos guias instalarão 2 cordas e o procedimento de segurança , onde iremos fazer uma ascensão simples nos puxando pela corda, e a segunda parte é uma “trepa” pedra fácil onde faremos um sistema de linha de vida para garantir total conforto e segurança na passagem.
Previsão de chegada no cume é as 13 hrs e lanche completo lá em cima, desfrutando do visual contemplativo.  
Previsão de descida de mais 3hrs de trilha.  Chegaremos na portaria com tempo pra contemplação do por do sol entre as montanhas.


Informações Técnicas:    
Trilha de 11 km     
Tempo médio/total de duração: 7hrs    
Altitude final de 2790m, ganho acumulado de 800m
Nível técnico Moderado; Nível Moderado )   
Temperatura média: 15 graus 

 

Descrição da Trilha das Prateleiras:
Prateleiras é uma das montanhas mais clássicas da Região do PNI, devido sua acessibilidade e facilidade para ascensão. Sua kilometragem até o seu cume são somente 7km desde a portaria do Parque até o cume. A primeira parte até sua base sendo uma caminhada simples com vários visuais panorâmicos e a partir da sua base começará uma ascensão em meio a blocos rochosos e “trepa” pedras. Teremos um trecho para utilização de cordas chamado " pulo do gato " onde faremos um rápido rapel de 10 metros para acessar o grande bloco que leva até seu cume. No cume lancheremos e desfrutaremos do visual.
Previsão de descida de mais 3hrs de trilha.  Chegaremos na portaria com tempo pra contemplação do por do sol entre as montanhas.


Informações Técnicas:    
Trilha de 7 km     
Tempo médio/total de duração: 7hrs   
Altitude final de 2790m, ganho médio acumulado de 500m
Nível técnico Moderado; Nível Moderado    
Temperatura média: 15 graus

.

.

.

Material necessário

Mochila de Ataque max 30l, Botas com solado aderente, Protetor solar, Anoraque ou Jaqueta impermeável, Mochila em média de 30 lts, Lanterna de cabeça, Fleece ou Moletom, Gorro, Luvas, Medicamento pessoais, Óculos Escuros, Calça tipo poliamida/poliéster, Camisa comprida tipo dryfit/uv, Sacolas de lixo, Lanche de Trilha, Capa de Chuva, Duas mudas de roupas para o hotel, Sandalias para o Hotel  

Serviços Inclusos 

Condutor local capacitado; 

Condutor Mar de Selva capacitado; 

Transporte

2 noites em Hotel

Café da manhã dia 2 e 3

Jantar dia 2

Serviços não inclusos 

Lanche trilha 

Jantar dia 1

 

Pedro

Pedro é nativo da região da Serra da Mantiqueira, natural de Cruzeiro, ele sempre teve as montanhas como seu "quintal". É guia/condutor há mais de 10 anos pela região, conduz grupos no Parque Nacional do Itatiaia, na Travessia Marins Itaguaré, na Serra da Bocaina, Serra do Mar e na região de Paraty - Ubatuba. É escalador e possui larga experiência de montanha mesmo com a pouca idade que possui. É lider na região, trabalha na Associação de Montanhismo e Proteção da Mantiqueira, no Festival Vozes da Mantiqueira e está a frente da União Vertical. É um cara do bem, super responsável, forte e atento aos clientes. 

Rodrigo Adrião

Rodrigo é de Recife, já morou pelo Brasil, Peru e Portugal trabalhando com educação ambiental e ecoturismo, amante da natureza, biólogo, mestre em ecoturismo, nosso guia, apoio gerencial estratégico e logístico/operacional.

Ele é mestre em ecologia e gestão ambiental, trabalhou boa parte de sua vida em projetos socio ambientais de ongs por Pernambuco (Sertão e agreste) e Amazônia peruana. Se dedica há mais de 19 anos na educação ambiental e 14 anos ao ecoturismo.

Pelo Brasil viaja desde dos 16 anos e já andou fazendo Trilhas e Trekkings por Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Goisás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Florianópolis, Rio Grande do Sul, Pará, Amapa e Fernando de Noronha.

Começou sua carreira de guia em 2009 nas montanhas de San Roque de Cumbaza, Amazônia alta, Peru. Foi auxiliar de guia local, coordenador do grupo da assossiação de guias local, foi guia, consultor ecoturistico e biólogo de projetos socioambientais.
No Peru viajou bastante pela selva alta, um pouco pela selva baixa, pela Serra e foi para o litoral norte surfar. Pós temporada de trabalho peruana na ong CEPCO seguiu para o Ecuador, entre Guaiquil, Quito, Manta, San Lorenzo e Ayampe, para conhecer vilas de pescadores e parques nacionais.

Entre 2012 e 2014 realizou seu mestrado em ecoturismo em Lisboa, Portugal. Lá conheceu um pouco do velho continente e teve a oportunidade de viajar por pequenas vilas e parques nacionais portugueses, espanhóis, franceses e ingleses. Realizou diversos hikings, trekkings e campings por esses lugares.
Em 2014 defendeu sua dissertação e ganhou o título de mestre em ecoturismo: “O ecoturismo em San Roque de Cumbaza, Peru. Uma experiência de conservação?" (Universidade de Lisboa, Portugal - http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/15427/1/ulfc107382_tm_rodrigo_adriao.pdf">)


Depois se dedicou ao back ground da Mar de Selva, realizou algumas consultorias, viajou pelo sul da Bahia e algumas vezes para o Parque Nacional de Ferando de Noronha onde realizou mergulhos de cilindros, apnéia, surf e fez as trilhas da Costa da Esmeralda e Capim Açu.

Em 2018 lançou ao mercado a Mar de Selva; Publicou o Artigo: "Ecoturismo, conservação ambiental e desenvolvimento econômico em San Roque de Cumbaza, Peru" pela,  TURYDES - https://www.eumed.net/rev/turydes/24/ecoturismo-cumbaza.html. Escreveu alguns outros artigos para revistas de turismo de natureza. Viajou pela Serra da Mantiqueira onde realizou curtos hikings e participou do curso de primeiros socorros (APH/WFA) em áreas remotas com certificação internacional da American Safety and Health Institute e de lá foi para Ubatuba, Paraty, Rio de Janeiro Capital e Ilhéus para realizar trilhas e mapeamentos.
Viajou pela Chapada dos Veadeiros onde fez diversos hikings e Chapada da Diamantina onde realizou diversas travessias (Guiné - Vale do Pati - Vale do Capão - Lençois) totalizando mais de 75km de trekking.
Em 2019 Voltou a Serra da Mantiqueira para explorar o Parque Nacional do Itatiaia (PNI), Parque Nacional da Serra da Boicaina e Serra do Papagaio (MG). Participou do Curso de Meteorologia Basica para Montanhistas com Giovanni Dolif (INPE/CEMADEM). Viajou pelo Sertão do São Francisco para realizar hikings nos arredores de Paulo Afonos e Piranhas.
Ainda em 2019, com 1 ano de mercado, a Mar de Selva foi para o segundo ano do Yoga no Catimbau, consolidou experiências a nível estadual como: Descubra a Ilha de Santo Aleixo, Trilha ecopedagógica no Mangue e Travessia dos 3 cumes em Brejo da Madre Deus. Realizou o Reveillon Mar de Selva e Foi homenageada pela ALEPE.
Em 2020 a Mar de Selva ganhou uma Base/Sede física na Praia de Ponta do Ramo, Ilhéus, Bahia; E também passou a receber hóspedes em sua Sede que é um sítio de praia na borda da floresta.
Em 2021 foram lançadas as experiências na Bahia totalizando 12 experiências de Trekkings, 4 de Camping e 7 de Trilhas em Mata Atlântica, Praia e hibrido; Além de 4 vivências de Birdwatching e uma de Observação de Baleia; Como também se tronou conselheira do Parque Estadual da Serra do Conduru.
Em 2022 a Mar de Selva firmou parcerias com empresas da Serra da Manntiqueira.
Em 2023 a Mar de Selva passou por uma reorganização no organograma e hoje Rodrigo é guia da empresa e presta serviço a outra empresa de Ecoturismo de renome nacional e internacional.

https://www.facebook.com/MardeSelvaEcosocialtour/
https://www.instagram.com/mar_de_selva/
https://www.instagram.com/mardeselva_sitiochales/
https://www.facebook.com/sorriso.adriao
www.linkedin.com/in/rodrigoadriao/

Você viverá uma experiência de conexão intrínseca com o ambiente e seu “eu”;

Uma vivência, autêntica e exclusiva (para grupos pequenos e poucas pessoas), que estimula a consciência socioambiental e a transformação pessoal e social;

Tudo elaborado junto a comunidade local (nossos parceiros) garantindo o protagonismo da comunidade, o impulso ao Turismo de Base Comunitária, o desenvolvimento da economia e da qualidade de vida de forma sustentável;

Você será conduzido de forma segura por guias locais, experientes e preparados, que conhecem o local;

Nós consumiremos produtos (de preferência orgânico e agroecológico) e serviços locais. Respeitaremos a capacidade de carga e pegada ecológica do ambiente (Tudo que levamos trazemos de volta, promovemos assim uma experiência de baixo impacto ambiental e de grande consciência ecológica);

Somos parceiros dos projetos socioambientais em nossos destinos;

Promovemos deslocamentos verdes através das “caronas solidárias” e Turismo Co2 Legal.

 

Sua viagem uma experiência. Nosso trabalho uma missão.